Uso Consciente da Água

 

A água é um bem precioso, porém finito. O seu uso consciente é o único caminho para a manutenção de todas as formas de vida no Planeta.

No entanto, o que mais temos visto é o mau uso da água, acarretando em perdas e desperdícios.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 2.500 m3/ano de água para satisfazer as necessidades de consumo e higiene.  Apesar de o Brasil estar acima deste patamar, a água é mal distribuída entre Estados.

Na Região Metropolitana de São Paulo, situada na Bacia do Alto Tietê, a escassez hídrica é bastante preocupante. Devido ao crescimento populacional e da poluição dos recursos hídricos, a região onde Santo André está inserida, tem hoje uma situação de apenas 200 m3/dia por habitante/ano, ou seja, menos de 10% do preconizado como satisfatório pela ONU.

Por isso, pense e aja de forma consciente ao consumir água. Conheça dicas para um consumo consciente:
 
Dicas para casa
# Procure tomar banhos rápidos, e ao ensaboar-se feche a torneira. 
# Ao escovar os dentes, enxague a boca com o uso de um copo e mantenha a torneira fechada durante o processo de escovação. A torneira aberta desperdiça cerca de 30 litros de água.
# O vaso sanitário não é lixeira. Não jogue resíduos, pois eles podem causar entupimento na rede e levam mais água pelo ralo.
# Não dê a descarga sem motivo. Uma válvula desregulada pode desperdiçar até 30 litros de água. Mantenha a válvula sempre em ordem.
# Ao lavar pratos e panelas, ensaboe tudo primeiro antes de começar a enxaguar. Lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Fechando a torneira durante o processo você pode economizar até 20 litros.
# Procure acumular um bom volume de roupas sujas. Utilize a máquina de lavar ou tanque em suas capacidades máximas. Sempre que possível, reutilize a água da máquina para lavar quintais e calçadas.
# Um tanque com a torneira aberta por 15 minutos pode gastar 279 litros.
 
Calçadas e quintais
# Não utilize água potável para lavar calçadas e quintais. Faça uso racional deste recurso e reutilize a água da lavagem de roupas e até mesmo do banho para realizar a limpeza destes locais.
# Quando for limpar as calçadas e quintais, procure utilizar primeiro a vassoura e não a mangueira. 
# Ao lavar o carro utilize um balde e um pano em vez de mangueira. A utilização da mangueira pode gerar um desperdício de até 560 litros. Já a lavagem com balde consome cerca de 40 litros de água.
 
Qualidade da água
O Semasa preocupa-se com a qualidade da água distribuída à população, e por isso dispõe em seu site, para consulta pública, os relatórios que atestam a qualidade da água oferecida no município. Clique aqui para visualizar.
 
Vazamentos e limpeza de caixa d’água
Esta preocupação também se reflete em toda a rede de distribuição da cidade. Do cavalete até as torneiras do imóvel, a responsabilidade é do morador. É importante que fazer a limpeza da caixa de água e checar as instalações hidráulicas com regularidade para evitar vazamentos e perdas d’água. 

Aqui, você pode baixar nossos panfletos explicativos e saber mais sobre como localizar vazamentos e como efetuar a higienização das caixas d’água.